Ao longo do último mês, a Prefeitura de Contagem vem realizando às sextas-feiras, das 10h30 às 16h, no Parque Ecológico do Eldorado, um evento de adoção de cães e gatos para incentivar a população a praticar adoção responsável além de mostrarem a importância da adoção sem preconceito.
Atualmente cerca de 40 animais estão na Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses (UVZ) à espera de uma segunda chance na vida em um lar amoroso e tutores responsáveis. Todos os animais são castrados, microchipados, com mais de três meses de vida e imunizados com a vacina antirrábica. Os cães com idade superior a seis meses também são testados para leishmaniose visceral canina.
“A adoção é um compromisso sério que requer reflexão e planejamento adequados. Infelizmente, vemos muitos casos de pessoas que adotam, mas em poucos dias voltam e devolvem os animais”, explicou a supervisora do canil da UVZ, Gabriella Montaldi.
Segundo a supervisora, para adotar é preciso que os interessados preencham os seguintes requisitos: serem maiores de 18 anos e estarem em posse de documento de identidade com foto, comprovante de endereço, além de assinar um termo de responsabilidade.
Adotar é um ato de amor e salva vidas de muitos animais e, por isso, deve ser feito com responsabilidade. É importante, antes de adotar, considerar, cuidadosamente, as necessidades do animal, o tempo e os recursos disponíveis para dedicar a ele e o compromisso de cuidar dele ao longo de sua vida.
As pessoas com interesse em adotar um animalzinho de estimação devem se comprometer a cuidar dele durante toda a vida, proporcionando-lhe um ambiente seguro e amoroso, além de fornecer cuidados veterinários regulares, alimentação adequada, exercício, treinamento e carinho.
Além dos animais que participam do evento no parque, as pessoas podem comparecer à UVZ, na av. João César de Oliveira, 4665, bairro Eldorado e conhecer todos os bichinhos disponíveis.
O evento de adoção é uma parceria entre a superintendência de Defesa Animal da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e a Secretaria de Saúde.